A forma como sua empresa se comunica começa na base antes mesmo de chegar até o seu cliente.
Por Nathália Avelino – Comunicação Orangiuz
O assunto do texto de hoje não será sobre finanças e contabilidade. Pelo menos acredita-se que não. Muitas pessoas se enganam ao acreditar que os resultados da sua empresa serão sempre medidos pelos conhecidos gráficos numéricos.
A comunicação é um dos pilares da criação de um empreendimento, pois é através dela que as missões, visões e os valores pré definidas irão transpor as portas da sua empresa.
Comunicando a ação
Você tem um sonho e quer empreender, antes de qualquer coisa você irá comunicar esse sonho para alguém, seja a sua sociedade, a empresa do registro de marcas, a empresa do registro de CNPJ, como a Orangiuz, ou quem for… À partir desse momento você já comunica que possui uma missão com esse sonho, o que vislumbra para o futuro, como ela irá colaborar socialmente e até a relevância dela para a mesma.
O início
Dessa forma, entram também profissionais da comunicação que vão te auxiliar no processo de transformar tudo isso em posicionamento, forma, cor, cara e tudo que você precisa para dar um start e comunicar ao mundo que você chegou. Quanto mais estruturadas estiverem a base e a personalidade da sua empresa, mais esse profissional irá conseguir executar exatamente aquilo que você deseja.
Sua representação
Temos então a sua equipe de trabalho, fatores importantes para a alavancagem dos seus resultados. Nesse ponto temos algumas perguntinhas: como você demonstra para sua equipe o posicionamento da sua empresa? Qual linguagem você gostaria que fosse passada para seus clientes? Como sua equipe é tratada? Qual o investimento no aprimoramento do conhecimento que sua equipe possui? O que seria um ambiente de trabalho saudável para sua equipe? Se a sua equipe não entrou nos valores e nas visões da sua empresa, como você será comunicado?
A tríade produto + empresa + cliente
Está na hora de comunicar para o mundo seus serviços, nesse ponto, retornam os profissionais estrategistas do marketing e da publicidade para te ajudar. Podem existir vários tipos de parcerias e automações pagas, mas se o seu cliente não consegue conversar com você no online, não possui um atendimento satisfatório, se sua linguagem de precificação não é clara e se o cliente não possui informações básicas sobre o seu produto, não há venda, consequentemente não vão haver resultados. E o pós compra do seu cliente? Como você comunica para ele que seria especial que ele retornasse e se fidelizasse? O que há na sua venda que faz com que o cliente queira retornar e te indique para o outro?
Se você chegou até aqui percebeu que gerir uma empresa de sucesso é um ciclo de processos que precisam que você empreendedor se comunique muito bem, desde o início. Por isso, a dica que gostaríamos de te dar hoje é: se conheça, invista em você, no seu aperfeiçoamento, no seu autoconhecimento.
Assim, todos os profissionais que irão te ajudar nessa jornada de chegar ao sucesso vão se sentir pertencentes e importantes em todos os passos dela. Mas claro, desde que você se comunique bem e se permita ser comunicado!