Seria a inteligência artificial uma forte candidata a substituir o profissional contábil?
As discussões a respeito da IA tem sido tão comuns no universo tec que preparamos um texto para pensar sobre ela no cenário financeiro.
Por Nathália Avelino – Comunicação Orangiuz
Nos últimos meses, ela tem sido protagonista nos artigos e conversas a respeito sobre a tecnologia e o futuro, estamos falando da inteligência artificial. A ascensão de plataformas e aplicativos que criam textos, projetam rostos e vozes se tornou comum no nosso cotidiano e também as preocupações e consequências em torno disso, obviamente.
Porém, inicialmente é importante que a gente te explique como funciona a Inteligência Artificial. De acordo com o livro Inteligência Artificial: tratados, aplicações, usos e futuro de Miguel D’Addario, a inteligência artificial é
“uma nova geração de tecnologia da informática, caracterizada não somente por sua arquitetura (hardware), como também por suas capacidades. (…) A nova geração da tecnologia da informática inclui também a manipulação simbólica, com o objetivo de emular o comportamento inteligente: e, a computação em paralelo para conseguir resultados em tempo real. (…) é a capacidade de emular (e talvez em alguns casos superar) certas funções inteligentes do ser humano.”
Ou seja, a inteligência artificial foi feita para desenvolver habilidades e práticas que são propriamente do ser humano e temos visto que ela tem ido além. Recentemente, algumas discussões entre os profissionais da tecnologia têm trazido posicionamentos polêmicos como por exemplo, que existe uma certa superação de QI da IA sobre os humanos.
Contudo, o ponto que queremos pensar hoje é: seria a inteligência artificial uma forte candidata a substituir o profissional contábil? Bom, o que podemos te falar é que por hora ela é pertinente para o nosso meio, pois conseguimos otimizar cálculos, auditorias, análise de resultados, otimizar atendimentos, auxiliar os clientes a melhorar seu tempo com plataformas hábeis que anteriormente era uma tarefa feita à mão por um contador. Essa é a vantagem de se consolidar como uma contabilidade digital.
Acreditamos que a inteligência artificial aplicada na contabilidade nos ajudará a fornecer análises mais precisas, relatórios tributários, aconselhamento de plataformas digitais financeiras e aplicação de processos tecnológicos dentro dos setores contábeis dos clientes. Assim, agilizando nossos processos, conseguimos dedicar esforços para as estratégias de crescimento.
Por fim, não restam dúvidas de que a IA tem mudado assustadoramente e é necessário muita responsabilidade para lidarmos com ela, precisamos ficar de olho e tentar encará-la como uma aliada, agindo com sabedoria para que a tecnologia não nos engula.